Escola
Municipal Joaquim Pessoa
Energia
elétrica no meio ambiente escolar extensivo à comunidade
Meses:
outubro, novembro e dezembro.
Tema:
Cemig energia elétrica no ambiente escolar- extensivo a comunidade
Publico
Alvo: Educação infantil, 1º ano ao 5º ano
do ensino.
Duração:
3 meses
Coordenação:
Professora formadora do Proinfo e secretaria de educação, Maria
Jenuzia Ferreira
Professores:
Selma de Jesus Neves Vieira
Parceiros:
Secretaria de Educação e CEMIG.
presentação
Este projeto será
desenvolvido na Escola Municipal Joaquim Pessoa comunidade de
Macaúbas Curral, Município de Olhos D’ Água com a finalidade de
conscientizar alunos funcionários e comunidade para o consumo
correto de energia elétrica iniciando pelo ambiente escolar e
estendendo-se para as suas residências, a fim de diminuir os gastos
com energia elétrica, manter a boa conservação de aparelhos
elétricos através do bom uso e economia dos mesmos, reduzir
impactos no meio ambiente com base no entendimento de que é possível
promover a educação integral de cidadãos conscientes no uso da
energia elétrica, reduzindo desperdício e preservando o meio
ambiente para as gerações futuras.
Justificativas
A escola é um espaço
social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, as
crianças poderão participar das atividades ligadas à energia
elétrica.
O projeto Cemig será
concebido com a finalidade de intervir no consumo inteligente de
energia elétrica e conservação ambiental, com base no entendimento
de que é possível promover a educação integral de crianças,
adolescentes, jovens de escolas e comunidade.
Considerando que uma
das melhores formas de modificar os hábitos de trabalho na escola é
necessária reduzir desperdícios e valores das contas de energia,
contribuindo assim para melhoria de funcionamento dos aparelhos
elétricos.
Objetivos
- Geral: Conscientizar alunos e funcionários para a economia de energia elétrica, começando pelo ambiente escolar e, posteriormente, estendendo-se para as suas residências, a fim de diminuir os gastos com a energia elétrica, manter a boa, conservação de aparelhos elétricos através do bom uso e economia dos mesmos e diminuir impactos no meio ambiente.
- Específicos: Conhecer os níveis de consumo de energia elétrica, referente, a vários tipos de aparelhos elétricos.
Listar quais são os aparelhos que
apresentam os maiores e menores gastos de energia elétrica.
- Aprender fazer a leitura do medidor de energia elétrica.
- Interpretar os gráficos de consumo de energia elétrica presentes na conta mensal de energia.
- Aprender maneiras de evitar os desperdícios de energia elétrica no ambiente escolar e nas residências.
- Compreender como o desperdício de energia elétrica interfere causando danos ao meio ambiente.
AçõesAção 1
Descrição: apresentação do tema abordada através de ilustração que o retrata.- Vídeos
- Interpretação oral
- Reconto
- Artes: ilustração
Tempo previsto 1 aula.Atores envolvidos: alunos e professores.Subproduto: despertar o interesse e compreensão de como consumir energia elétrica através de imagens ilustrativas.Ação 2
Descrição: Apresentação e leitura do livro 1 (Cemig).- Comentários: fomentando-os à participação ativa para compreender que todo e qualquer espaço seja ele natural ou construído pelo homem precisa ser respeitosamente preservado.
- Dramatização.
Tempo previsto: 5 aulas.Atores envolvidos: Alunos e Professores.Subproduto: Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia através da dramatização.Ação 3
Descrição: Texto informativo: De onde vem a energia elétrica.- Interpretação oral e escrita.
- Leitura de imagem reprodução de texto.
Atores envolvidos: Alunos e professoresSubproduto: Desenvolver o gosto a leitura estimulando a criatividade através do reconto oral e a participação.Ação 4
Descrição: Folha xerocada com alguns recursos da vida (objetos e alimentos) difere recursos usados através de energia elétrica.- Matemática
- Forma literal
- Antecessor e sucessor.
- Decomposição dos numerais.
- Representação no quadro posição.
- Valor absoluto e relativo.
- Transformação de números cardinais em algarismos romanos.
- Situações e problemas.
- Impares e pares.
- Identificar número de maior e menor valor.
Tempo previsto: 2 aulas.Atores envolvidos: Alunos e professoresSubproduto: Diagnosticar através de atividades variadas os conceitos matemáticos interpretação de situação problemas valores e preservação do ambiente.Ação 5
Descrição: Texto, O clique.- Interpretação de oral e escrita.
- Listagem dos aparelhos que apresentam os maiores e menores gastos de energia elétrica.
- Atividades: Ortografia e gramática.
- Interpretação a resolução de situações problemas relacionados ao texto.
Duração 4 aulas.Atores envolvidos: Alunos e Professores.Subproduto: Obedecer às regras e limites adquirindo atitudes e hábitos, de como economizar a energia elétrica.Ação 6
Descrição: texto, Energia elétrica.- Interpretação oral e escrita para compreender que os seres vivos precisam se alimentar bem para ter energia e os aparelhos elétricos tem fome de eletricidade para desempenhar suas funções.
- Atividades envolvendo gramática e ortografia.
Duração 3 aulasAtores envolvidos: alunos e professores.Subproduto: Compreender a importância de se ter bons hábitos alimentares garantindo o suprimento de vitaminas, fibras e minerais para o organismo.Ação 7
Descrição: conscientização da importância de racionalizar o uso da energia.- Visitas a residências.
- Gráfico: Consumo mensal de eletricidade.
- Orientação de como construir gráficos de barra.
- Atividades de interpretação relacionada ao gráfico.
- Definição de WH.
- Atividades como forma literal.
- Antecessor e sucessor.
- Valor relativo e valor absoluto.
- Transformação de números cardinais em algarismos romanos (5º ano).
- Pares e impares.
- Identificar número de maior e menor valor.
- Criar situações problemas.
Duração 5 aulas.Atores envolvidos: Alunos, professores e comunidade.Subproduto: Conhecer os aparelhos e os usos que mais consomem energia procurar usar a energia de forma mais inteligente.Ação 8
Leitura de medidor de energia elétrica.Entrevista- Apresentação do padrão com o relógio.
- Orientar como fazer a leitura do medidor de energia elétrica.
- Calculo do custo do consumo.
- Atividades envolvendo conceitos matemáticos (direita esquerda).
- Ordens e classes.
- Forma literária, antecessor e sucessor, pares impares, valores absolutos e relativos, ordem crescente e decrescente etc.
Duração 4 aulasAtores envolvidos: alunos e professores.Subproduto: Conscientizar demonstrando a importância da economia no uso da energia elétrica.Ação 9
Descrição: Apresentação e leitura do livro 2 (Cemig).Comentários:- Reconto coletivo.
- Dramatização.
Geografia:- Arvore genealógica do personagem principal do texto.
Ciências:
- Riquezas encontradas na natureza.
- Combustíveis fósseis que são utilizados para produzir energia.
Duração 5 aulas
Atores
envolvidos: Alunos e professores.
Subproduto:
Compreender os valores da cultura tradição dos antepassados.
Analise dos tantas riquezas que q natureza nos oferece.
Ação 10
Descrição:
Apresentação e leitura do livro 3 (Cemig).
- Interpretação oral e escrita.
Ciências:
- Seres vivos e suas modificações.
- Produção exagerada de lixo.
- Reduzir, reutilizar reciclar.
- Tipos de usinas no país.
- Perigos que ocorrem com a energia elétrica em nossas vidas.
Duração 5 aulas
Atores envolvidos:
Alunos e professores.
Subproduto:
Entender que tudo se trans forma. E a importância do consumo
inteligente e cuidados com a eletricidade.
Ação 11
Apresentação e
leitura do livro (Cemig).
- Tipos de energia.
- Formas de energia.
- Leis da energia.
- História da energia.
- Energia e desenvolvimento sustentável.
- Curva carga: Gráfico.
- Procel.
- Conservação racionamento.
Duração 5 aulasAtores envolvidos: Alunos professores.Subproduto: Entender os tipos básicos da energia: cinética e potencial. A existência de várias formas de energia: Mecânica, química, térmica, radiante nuclear e elétrica. Conhecer as leis da energia: o princípio da quantidade e o princípio da qualidade. Compreender que a curva de carga é a representação gráfica da soma das potencias dos vários equipamentos ligados ao longo do dia numa cidade ou região. Importante saber que selo Procel foi promovido para combater o desperdício.Ação 12
Descrição: Lixo gera renda para o desenvolvimento sustentável.- Passeio ambiental.
- Caminhada para fins de conscientização.
- Visitas a residências.
- Debates
- Coleta de materiais descartáveis.
- Reciclagem.
- Duração 5 aulas
Atores envolvidos: Alunos professores e comunidade.Subproduto: A reciclagem é tão importante para o meio ambiente quanto à preservação hoje pessoas e empresas adotam essa pratica no dia-a-dia e, com pequenos gestos, ajudam a colaborar com o futuro planeta.CulminânciaO clímax das atividades foi alcançado com sucesso através de auditório:- Exposição de trabalhos realizados e os alunos através de fotos (mural).
- Teatro.
- Vídeos.CronogramaAçãoOutubro
Novembro
Dezembro
Apresentação do tema abordado através de ilustração.
*
Apresentação, leitura e atividades do livro 1cemig.
*
Texto informativo: Interpretação ora e escrita. Reprodução do texto.*
Imagem de recursos da vida atividades relacionada.
*
Texto: Interpretação oral e escrita.
*
Texto: Interpretação oral e escrita. Atividades de ortografia e gramática.
*
Conscientização da importância de relacionar a energia.
*
Leitura do medidor de energia elétrica. Entrevista, Atividades envolvendo matemática.
*
Apresentação e leitura do livro 2 Cemig. Reconto teatral. Atividades de geografia e ciências.
*
Apresentação e leitura do livro 3 Cemig.Interpretação oral e escrita.Atividades envolvendo ciências.
*
Apresentação e leitura do livro 5 Cemig.Comentários.Gráfico.
*
Lixo: Geração de desenvolvimento.Sustentável: Passeio ambientalCaminhada para fins de conscientização visitas a residências.
*
Debates, coleta de materiais descartáveis reciclagem.
*Culminância.
* - Confecção do formal mural para informação da comunidade escolar, com o conhecimento construído no decorrer do projeto.
AvaliaçãoAvaliação será sistemática contemplando todas as etapas do desenvolvimento da estrutura do projeto e as etapas de planejamento e desenvolvimento do mesmo.ReferênciasApostila: Fornecida pelo curso de capacitação do educador Programa de educação Ambiental Cemig nas escolas.CulminânciaO clímax das atividades foi alcançado com sucesso através de auditório:- Exposição de trabalhos realizados com os alunos através de fatos (mural).
- Teatro.
- Vídeos.
- Confecção do jornal mural para informação da comunidade escolar, com o conhecimento constituído no decorrer do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário