quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Escola Municipal Joaquim Pessoa



Energia elétrica no meio ambiente escolar extensivo à comunidade


Meses: outubro, novembro e dezembro.
Tema: Cemig energia elétrica no ambiente escolar- extensivo a comunidade
Publico Alvo: Educação infantil, 1º ano ao 5º ano do ensino.
Duração: 3 meses
Coordenação: Professora formadora do Proinfo e secretaria de educação, Maria Jenuzia Ferreira
Professores: Selma de Jesus Neves Vieira
Parceiros: Secretaria de Educação e CEMIG.




 presentação
Este projeto será desenvolvido na Escola Municipal Joaquim Pessoa comunidade de Macaúbas Curral, Município de Olhos D’ Água com a finalidade de conscientizar alunos funcionários e comunidade para o consumo correto de energia elétrica iniciando pelo ambiente escolar e estendendo-se para as suas residências, a fim de diminuir os gastos com energia elétrica, manter a boa conservação de aparelhos elétricos através do bom uso e economia dos mesmos, reduzir impactos no meio ambiente com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de cidadãos conscientes no uso da energia elétrica, reduzindo desperdício e preservando o meio ambiente para as gerações futuras.
Justificativas
A escola é um espaço social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, as crianças poderão participar das atividades ligadas à energia elétrica.
O projeto Cemig será concebido com a finalidade de intervir no consumo inteligente de energia elétrica e conservação ambiental, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes, jovens de escolas e comunidade.
Considerando que uma das melhores formas de modificar os hábitos de trabalho na escola é necessária reduzir desperdícios e valores das contas de energia, contribuindo assim para melhoria de funcionamento dos aparelhos elétricos.
Objetivos
  • Geral: Conscientizar alunos e funcionários para a economia de energia elétrica, começando pelo ambiente escolar e, posteriormente, estendendo-se para as suas residências, a fim de diminuir os gastos com a energia elétrica, manter a boa, conservação de aparelhos elétricos através do bom uso e economia dos mesmos e diminuir impactos no meio ambiente.
  • Específicos: Conhecer os níveis de consumo de energia elétrica, referente, a vários tipos de aparelhos elétricos.
Listar quais são os aparelhos que apresentam os maiores e menores gastos de energia elétrica.
  • Aprender fazer a leitura do medidor de energia elétrica.

    • Interpretar os gráficos de consumo de energia elétrica presentes na conta mensal de energia.
    • Aprender maneiras de evitar os desperdícios de energia elétrica no ambiente escolar e nas residências.
    • Compreender como o desperdício de energia elétrica interfere causando danos ao meio ambiente.
    Ações

    Ação 1

    Descrição: apresentação do tema abordada através de ilustração que o retrata.
    • Vídeos
    • Interpretação oral
    • Reconto
    • Artes: ilustração
    Tempo previsto 1 aula.
    Atores envolvidos: alunos e professores.
    Subproduto: despertar o interesse e compreensão de como consumir energia elétrica através de imagens ilustrativas.

    Ação 2

    Descrição: Apresentação e leitura do livro 1 (Cemig).
    • Comentários: fomentando-os à participação ativa para compreender que todo e qualquer espaço seja ele natural ou construído pelo homem precisa ser respeitosamente preservado.
    • Dramatização.
    Tempo previsto: 5 aulas.
    Atores envolvidos: Alunos e Professores.
    Subproduto: Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia através da dramatização.

    Ação 3

    Descrição: Texto informativo: De onde vem a energia elétrica.
    • Interpretação oral e escrita.
    • Leitura de imagem reprodução de texto.
    Atores envolvidos: Alunos e professores
    Subproduto: Desenvolver o gosto a leitura estimulando a criatividade através do reconto oral e a participação.

    Ação 4

    Descrição: Folha xerocada com alguns recursos da vida (objetos e alimentos) difere recursos usados através de energia elétrica.
    • Matemática
    • Forma literal
    • Antecessor e sucessor.
    • Decomposição dos numerais.
    • Representação no quadro posição.
    • Valor absoluto e relativo.
    • Transformação de números cardinais em algarismos romanos.
    • Situações e problemas.
    • Impares e pares.
    • Identificar número de maior e menor valor.
    Tempo previsto: 2 aulas.
    Atores envolvidos: Alunos e professores
    Subproduto: Diagnosticar através de atividades variadas os conceitos matemáticos interpretação de situação problemas valores e preservação do ambiente.

    Ação 5

    Descrição: Texto, O clique.
    • Interpretação de oral e escrita.
    • Listagem dos aparelhos que apresentam os maiores e menores gastos de energia elétrica.
    • Atividades: Ortografia e gramática.
      • Interpretação a resolução de situações problemas relacionados ao texto.
      Duração 4 aulas.
      Atores envolvidos: Alunos e Professores.
      Subproduto: Obedecer às regras e limites adquirindo atitudes e hábitos, de como economizar a energia elétrica.

      Ação 6

      Descrição: texto, Energia elétrica.
      • Interpretação oral e escrita para compreender que os seres vivos precisam se alimentar bem para ter energia e os aparelhos elétricos tem fome de eletricidade para desempenhar suas funções.
      • Atividades envolvendo gramática e ortografia.
      Duração 3 aulas
      Atores envolvidos: alunos e professores.
      Subproduto: Compreender a importância de se ter bons hábitos alimentares garantindo o suprimento de vitaminas, fibras e minerais para o organismo.

      Ação 7

      Descrição: conscientização da importância de racionalizar o uso da energia.
      • Visitas a residências.
      • Gráfico: Consumo mensal de eletricidade.
      • Orientação de como construir gráficos de barra.
      • Atividades de interpretação relacionada ao gráfico.
      • Definição de WH.
      • Atividades como forma literal.
      • Antecessor e sucessor.
      • Valor relativo e valor absoluto.
      • Transformação de números cardinais em algarismos romanos (5º ano).
      • Pares e impares.




    • Identificar número de maior e menor valor.
    • Criar situações problemas.
    Duração 5 aulas.
    Atores envolvidos: Alunos, professores e comunidade.
    Subproduto: Conhecer os aparelhos e os usos que mais consomem energia procurar usar a energia de forma mais inteligente.

    Ação 8

    Leitura de medidor de energia elétrica.
    Entrevista
    • Apresentação do padrão com o relógio.
    • Orientar como fazer a leitura do medidor de energia elétrica.
    • Calculo do custo do consumo.
    • Atividades envolvendo conceitos matemáticos (direita esquerda).
    • Ordens e classes.
    • Forma literária, antecessor e sucessor, pares impares, valores absolutos e relativos, ordem crescente e decrescente etc.
    Duração 4 aulas
    Atores envolvidos: alunos e professores.
    Subproduto: Conscientizar demonstrando a importância da economia no uso da energia elétrica.

    Ação 9

    Descrição: Apresentação e leitura do livro 2 (Cemig).
    Comentários:
    • Reconto coletivo.
    • Dramatização.
    Geografia:
    • Arvore genealógica do personagem principal do texto.
    Ciências:




  • Riquezas encontradas na natureza.
  • Combustíveis fósseis que são utilizados para produzir energia.
Duração 5 aulas
Atores envolvidos: Alunos e professores.
Subproduto: Compreender os valores da cultura tradição dos antepassados. Analise dos tantas riquezas que q natureza nos oferece.

Ação 10

Descrição: Apresentação e leitura do livro 3 (Cemig).
  • Interpretação oral e escrita.
Ciências:
  • Seres vivos e suas modificações.
  • Produção exagerada de lixo.
  • Reduzir, reutilizar reciclar.
  • Tipos de usinas no país.
  • Perigos que ocorrem com a energia elétrica em nossas vidas.
Duração 5 aulas
Atores envolvidos: Alunos e professores.
Subproduto: Entender que tudo se trans forma. E a importância do consumo inteligente e cuidados com a eletricidade.

Ação 11

Apresentação e leitura do livro (Cemig).
  • Tipos de energia.
  • Formas de energia.
  • Leis da energia.
  • História da energia.
  • Energia e desenvolvimento sustentável.
  • Curva carga: Gráfico.
    • Procel.
    • Conservação racionamento.
    Duração 5 aulas
    Atores envolvidos: Alunos professores.
    Subproduto: Entender os tipos básicos da energia: cinética e potencial. A existência de várias formas de energia: Mecânica, química, térmica, radiante nuclear e elétrica. Conhecer as leis da energia: o princípio da quantidade e o princípio da qualidade. Compreender que a curva de carga é a representação gráfica da soma das potencias dos vários equipamentos ligados ao longo do dia numa cidade ou região. Importante saber que selo Procel foi promovido para combater o desperdício.

    Ação 12

    Descrição: Lixo gera renda para o desenvolvimento sustentável.
    • Passeio ambiental.
    • Caminhada para fins de conscientização.
    • Visitas a residências.
    • Debates
    • Coleta de materiais descartáveis.
    • Reciclagem.
    • Duração 5 aulas
    Atores envolvidos: Alunos professores e comunidade.
    Subproduto: A reciclagem é tão importante para o meio ambiente quanto à preservação hoje pessoas e empresas adotam essa pratica no dia-a-dia e, com pequenos gestos, ajudam a colaborar com o futuro planeta.
    Culminância
    O clímax das atividades foi alcançado com sucesso através de auditório:
    • Exposição de trabalhos realizados e os alunos através de fotos (mural).
    • Teatro.
    • Vídeos.

      Cronograma

      Ação
      Outubro

      Novembro

      Dezembro


      Apresentação do tema abordado através de ilustração.

      *


      Apresentação, leitura e atividades do livro 1cemig.


      *


      Texto informativo: Interpretação ora e escrita. Reprodução do texto.
      *


      Imagem de recursos da vida atividades relacionada.


      *


      Texto: Interpretação oral e escrita.


      *



      Texto: Interpretação oral e escrita. Atividades de ortografia e gramática.

      *



      Conscientização da importância de relacionar a energia.


      *


      Leitura do medidor de energia elétrica. Entrevista, Atividades envolvendo matemática.


      *

      Apresentação e leitura do livro 2 Cemig. Reconto teatral. Atividades de geografia e ciências.


      *


      Apresentação e leitura do livro 3 Cemig.
      Interpretação oral e escrita.
      Atividades envolvendo ciências.



      *


      Apresentação e leitura do livro 5 Cemig.
      Comentários.
      Gráfico.




      *

      Lixo: Geração de desenvolvimento.
      Sustentável: Passeio ambiental
      Caminhada para fins de conscientização visitas a residências.




      *

      Debates, coleta de materiais descartáveis reciclagem.



      *
      Culminância.




      *
    • Confecção do formal mural para informação da comunidade escolar, com o conhecimento construído no decorrer do projeto.

    Avaliação
    Avaliação será sistemática contemplando todas as etapas do desenvolvimento da estrutura do projeto e as etapas de planejamento e desenvolvimento do mesmo.
    Referências
    Apostila: Fornecida pelo curso de capacitação do educador Programa de educação Ambiental Cemig nas escolas.
    Culminância
    O clímax das atividades foi alcançado com sucesso através de auditório:
    • Exposição de trabalhos realizados com os alunos através de fatos (mural).
    • Teatro.
    • Vídeos.
    • Confecção do jornal mural para informação da comunidade escolar, com o conhecimento constituído no decorrer do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário