Curso
a educação digital 100 horas.
Unidade
3
Atividade
3.3
Projeto
Cemig: energia elétrica no ambiente escolar extensivo a comunidade.
Nome:
Selma de Jesus Neves Vieira
Escola
Municipal Joaquim Pessoa
Formadora:
Maria Jenúzia Ferreira
O projeto Cemig esta
sendo desenvolvido com o objetivo de conscientizar alunos professores
e funcionários para a economia de energia elétrica, começando pelo
ambiente escolar e estendendo-se para as suas residências, a fim de
diminuir os gastos com energia elétrica, manter a boa conservação
de aparelhos elétricos através do bom uso e economia dos mesmos, e
diminuir impactos no meio ambiente.
No primeiro momento:
apresentação do tema abordado através de ilustração que o
retrata.
No segundo momento:
apresentação e leitura do livro 1.
- Comentarias: fomentando-os à participação ativa para compreender que todo e qualquer espaço, seja ele natural ou construído pelo homem precisa ser respeitosamente preservado.
No terceiro momento:
texto informativo. De onde vem a energia elétrica.
- Interpretação escrita.
- Leitura de imagem reprodução de texto.
No quarto momento:
leitura feita pelo professor do livro 1 Cemig.Em seguida comentários
dos alunos, onde percebi que despertou em alguns a curiosidade
integração.
No quinto momento:
interpretação oral. Notei que os alunos assistiram ao vídeo
demonstrando interesse e compreensão.
No sexto momento
texto: O clique
Interpretação oral e
escrita.
Listagem dos aparelhos
que apresentam os maiores e menores gastos de energia elétrica.
Maiores gastos Menores
gastos
Ferro liquidificador
Geladeira televisão
Chuveiro rádio
Som
No sétimo momento:
leitura feita pelo professor do livro 2 Cemig.Em seguida.Comentários.
No nono momento
texto: Energia elétrica.
Interpretação oral
escrita para compreender que
Os aparelhos elétricos
Tem fome sim senhor!
Como a gente come
frutas,
Toma leite, come
carne,
Batata arroz e feijão.
Sendo que a comida que
não se pega
Nem com garfo nem com
faca,
Comida que não tem
rima:
A tal da energia
elétrica.
Se a gente quiser,
porém,
Rimar com facilidade
Pode dizer que eles
todos
Comem eletricidade.
No décimo momento:
Gráfico
Consumo mensal de
eletricidade.
No décimo primeiro
momento: Leitura do medidor de energia elétrica.
Depois da entrevista
feita pelo professor passamos para os alunos, eles prestaram atenção
questionando importância em aprender a fazer a leitura do medidor de
energia elétrica
No décimo segundo
momento: Apresentação e leitura do livro 2 Cemig.
- Comentários.
- Reconto coletivo.
- Dramatização
Décimo terceiro:
geografia.
- Arvore genealógica do personagem principal do texto.
Décimo quarto
momento: ciências.
- Riquezas encontradas na natureza.
- Combustíveis fosseis que são utilizados para produzir energia.
No décimo quinto
momento: Apresentação e leitura do livro 3 (Cemig).
- Interpretação oral e escrita.
No décimo sexto
momento: ciências.
- Seres vivos e suas modificações.
- Produção exagerada de lixo.
- Reduzir, reutilizar e reciclar.
- Tipos de usinas no país.
- Perigos que ocorrem com a energia elétrica.
Compreender a
importância da energia elétrica em nossas vidas.
Décimo sétimo
momento: Apresentação e leitura do livro 5(Cemig).
- Tipos de energia.
- Formas de energia.
- Leis da energia.
Décimo oitavo
momento.
- Historia da energia.
- Energia e desenvolvimento sustentável.
Décimo nono
momento: curva de carga.
- Procel.
- Conservação racionamento.
Vigésimo momento:
- Lixo gera renda para o desenvolvimento sustentável.
- Passeio ambiental.
- Caminhada para fins de conscientização.
- Visitas as residências.
- Debates.
- Coleta de materiais descartáveis.
Vigésimo primeiro
momento: Reciclagem.
A reciclagem e tão
importante para o meio ambiente quanto a preservação, hoje pessoas
e empresas adotam essa pratica no dia-a-dia e com pequenos gestos,
ajudam a colaborar com, o futuro planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário