quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Curso a educação digital 100 horas.
Unidade 3
Atividade 3.3
Projeto Cemig: energia elétrica no ambiente escolar extensivo a comunidade.
Nome: Selma de Jesus Neves Vieira
Escola Municipal Joaquim Pessoa
Formadora: Maria Jenúzia Ferreira
O projeto Cemig esta sendo desenvolvido com o objetivo de conscientizar alunos professores e funcionários para a economia de energia elétrica, começando pelo ambiente escolar e estendendo-se para as suas residências, a fim de diminuir os gastos com energia elétrica, manter a boa conservação de aparelhos elétricos através do bom uso e economia dos mesmos, e diminuir impactos no meio ambiente.

No primeiro momento: apresentação do tema abordado através de ilustração que o retrata.

No segundo momento: apresentação e leitura do livro 1.
  • Comentarias: fomentando-os à participação ativa para compreender que todo e qualquer espaço, seja ele natural ou construído pelo homem precisa ser respeitosamente preservado.
No terceiro momento: texto informativo. De onde vem a energia elétrica.
  • Interpretação escrita.
  • Leitura de imagem reprodução de texto.
No quarto momento: leitura feita pelo professor do livro 1 Cemig.Em seguida comentários dos alunos, onde percebi que despertou em alguns a curiosidade integração.
No quinto momento: interpretação oral. Notei que os alunos assistiram ao vídeo demonstrando interesse e compreensão.

No sexto momento texto: O clique
Interpretação oral e escrita.
Listagem dos aparelhos que apresentam os maiores e menores gastos de energia elétrica.
Maiores gastos Menores gastos
Ferro liquidificador
Geladeira televisão
Chuveiro rádio
Som
No sétimo momento: leitura feita pelo professor do livro 2 Cemig.Em seguida.Comentários.


No nono momento texto: Energia elétrica.
Interpretação oral escrita para compreender que
Os aparelhos elétricos
Tem fome sim senhor!
Como a gente come frutas,
Toma leite, come carne,
Batata arroz e feijão.
Sendo que a comida que não se pega
Nem com garfo nem com faca,
Comida que não tem rima:
A tal da energia elétrica.
Se a gente quiser, porém,
Rimar com facilidade
Pode dizer que eles todos
Comem eletricidade.

No décimo momento: Gráfico
Consumo mensal de eletricidade.




No décimo primeiro momento: Leitura do medidor de energia elétrica.
Depois da entrevista feita pelo professor passamos para os alunos, eles prestaram atenção questionando importância em aprender a fazer a leitura do medidor de energia elétrica




No décimo segundo momento: Apresentação e leitura do livro 2 Cemig.
  • Comentários.
  • Reconto coletivo.
  • Dramatização





Décimo terceiro: geografia.
  • Arvore genealógica do personagem principal do texto.
Décimo quarto momento: ciências.
  • Riquezas encontradas na natureza.
  • Combustíveis fosseis que são utilizados para produzir energia.
No décimo quinto momento: Apresentação e leitura do livro 3 (Cemig).
  • Interpretação oral e escrita.
No décimo sexto momento: ciências.
  • Seres vivos e suas modificações.
  • Produção exagerada de lixo.
  • Reduzir, reutilizar e reciclar.
  • Tipos de usinas no país.
  • Perigos que ocorrem com a energia elétrica.
Compreender a importância da energia elétrica em nossas vidas.
Décimo sétimo momento: Apresentação e leitura do livro 5(Cemig).
  • Tipos de energia.
  • Formas de energia.
  • Leis da energia.
Décimo oitavo momento.
  • Historia da energia.
  • Energia e desenvolvimento sustentável.
Décimo nono momento: curva de carga.
  • Procel.
  • Conservação racionamento.

Vigésimo momento:
  • Lixo gera renda para o desenvolvimento sustentável.
  • Passeio ambiental.
  • Caminhada para fins de conscientização.
  • Visitas as residências.
  • Debates.
  • Coleta de materiais descartáveis.
Vigésimo primeiro momento: Reciclagem.
A reciclagem e tão importante para o meio ambiente quanto a preservação, hoje pessoas e empresas adotam essa pratica no dia-a-dia e com pequenos gestos, ajudam a colaborar com, o futuro planeta.














Nenhum comentário:

Postar um comentário