Mistério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
Curso de Introdução Educação Digital
Projeto de leitura
O papel dos blogs na democratização e uso da internet
Autoras: Selma de Jesus Neves Vieira e Silvane Ruas Silva
Olhos d’Água/Maio de2012
Relatório
Projeto:
leitura
O projeto leitura está
sendo desenvolvido com objetivo de despertar nos discentes a
satisfação de ler uma vez, que os mesmos não têm o hábito de
leitura. Desta forma, faz-se necessário incitar o prazer pela
leitura, provendo práticas leitoras ricas diversificadas em todas as
áreas do conhecimento, porque é lendo que descobre novos horizontes
e magia da leitura. Par isso é necessário que a sala de aula se
transforme em um ambiente fascinante.
No primeiro momento,
organizamos em uma caixa decorada diferentes gêneros textuais para
os alunos selecionem os que considerem mais interessantes. O texto
escolhido foi levado para ter e memorizar juntamente com seus
familiares para recitar e após expor no mural.
Notamos que os alunos
participaram demonstrando interesses em lê vários suportes
textuais. Os textos foram expostos no mural no ambiente
alfabetizador.
No segundo momento, foi
trabalhado um As três mosqueteiras escolhido pela turma. Será feito
o reconto coletivo oralmente, escrito e dramatizado. Todos ficaram
contentes e queriam ter uma participação na cena no dia da
dramatização percebemos que despertou em alguns alunos o interesse
pelo teatro.
No terceiro momento,
convidamos um morador (a) da comunidade para contar historias que
recorda da época de criança, o tempo onde não havia tecnologia e
as pessoas se reuniam para contar fatos reais ou fictícios. Os
alunos prestaram atenção com interesse, questionando e ,
solicitando que voltasse mais vezes.
No quarto momento,
incentivamos os alunos a viajarem na magia da leitura, levando-a para
vida inteira. No decorrer do projeto todos levarão livros para casa
dentro de um sacola interessante, para que eles possam ler e na data
determinada pelo professor irá fazer em sala de aula o reconto do
livro oral e escrita ou através de ilustrações.Vimos que todos se
interessaram em escolher e levar para casa.
É notório que com o
projeto em andamento os alunos estão cada vez mais interessados pela
leitura.
8. Fontes de pesquisa:
Relatos de pessoas da
comunidade sobre histórias contadas.
Hyperlink:
HTTP/revistaescola. abril.com. br/língua portuguesa
prática-pedagogica/incentivo-leitura431373.shtml
Revista TV
escola-Tecnologia na educação.
Publicação na
secretaria de educação a distância MEC - Ministério da
educação-realizada pela Araguaia - Indústria gráfica e editora
março e abril/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário